Escolha por favor sua língua
Bem vindo para compatriotas/companheiros que tem asseso para com a Comisção Acolhimento, Verdade e Reconcil ção de Timor Leste, tem encerrado no mes de Dezembro do ano de 2005, website de formar um Secretariado Tecnico Pos-CAVR que desempenha

||||
- - - > Relatório Final (Chega!)
- - - > Produção da CAVR
- - - > Acolhimento
- - - > Apuramento da Verdade
- - - > Doadores
- - - > Actualizações
- - - > Análise da CAVR
Secretariado Pos-CAVR
- - - > Notícias
- - - > Arquivo

A Base da Divulgação

De acordo com o seu mandato, o Secretariado Técnico Pós-CAVR tem-se empenhado activamente na divulgação do Chega!, o Relatório da CAVR, e de outros produtos da CAVR. A divulgação centrou-se em Timor-Leste mas também se dirigiu a alguns alvos internacionais especialmente a um número de países com execução de organizações da sociedade civil no Reino Unido, Indonésia e Austrália.

Em Timor-Leste, a disseminação feita pelo Secretariado Técnico Pós-CAVR foi bruscamente interrompida e atrasada devido à crise de 2006 ocorrida em Díli.

Contudo, desde Agosto a Janeiro de 2007, as equipas empenharam-se nas visitas a vários distritos e sub-distritos de Timor-Leste.

Financiado pelo Governo do Japão, este trabalho consistiu na distribuição do Chega!, em publicações de três audiências públicas da CAVR, em exibições do vídeo da CAVR sobre o Caminho para a Paz, na emissão de programas semanais de rádio, numa 5ª parte da versão áudio do Caminho para a Paz e em seminários e trabalhos de grupo em cada capital de distrito, incluindo Díli.

Durante a divulgação, as equipas do Secretariado contribuíram para que o trabalho da CAVR resultasse, cruzando transversalmente a comunidade, abrangendo vítimas, ONG´s, comunidades religiosas, governo e agências governamentais.

A comunidade manifestou bastante interesse pelo trabalho da CAVR e pelo seu Relatório e desapontamento com a falta de debate sobre o Relatório no Parlamento de Timor-Leste.

Todavia, devido à extensão do Relatório e à natureza complexa e difícil do seu conteúdo e das recomendações, é claro que a disseminação foi preliminar e muito curta.

Devido à relevância do Chega! e às suas lições e princípios para a continuação da construção nacional em Timor-Leste, o Secretariado Pós-CAVR está a realizar, em 2007, um programa de socialização mais centrado e intensivo.

Disseminando o Chega! - Programa do Secretariado Técnico Pós- CAVR para a disseminação do Relatório Chega!, Janeiro de 2007 (Inglês)

Novos meios de socialização

Outras Fontes

  • O Relatório Chega! da CAVR e o sistema educacional em Timor-Leste. (Inglês)
  • Observações do Forum dos Partidos Políticos sobre o Chega!, 31 de Maio de 2007, por Pat Walsh (Inglês)
  • O papel dos jornalistas na divulgação do Chega!, Pat Walsh, 22 de Maio de 2007 (Inglês)
  • Seminário sobre o Chega! na Biblioteca Nacional de Jakarta, Nota Introdutória por Agustinho de Vasconselos, 1 de Março, 2007 (Inglês)
  • Carta do STP-CAVR a Kofi Annan, 25 de Abril de 2006, Isabel Amaral Guterres (Inglês e Tétum)
  • Lançamento do Relatório Chega! em Camberra, 28 de Novembro de 2006, discurso de Isabel Guterres (Inglês)
  • Para um novo Timor-Leste: A Responsabilidade Colectiva das Instituições Religiosas, Pat Walsh, 21 de Junho de 2006 (Inglês)
  • O Relatório Chega! e a Crise Actual, Pat Walsh, 6 de Novembro de 2006 (Inglês)
  • Reflexões sobre a solidariedade, Pat Walsh, 28 de Novembro 2006
free hit counter account login
Visitante

Copyright © Commission for Reception, Truth and Reconciliation in East Timor (CAVR)