Escolha por favor sua língua
Bem vindo para compatriotas/companheiros que tem asseso para com a Comisção Acolhimento, Verdade e Reconcil ção de Timor Leste, tem encerrado no mes de Dezembro do ano de 2005, website de formar um Secretariado Tecnico Pos-CAVR que desempenha

||||
- - - > Relatório Final (Chega!)
- - - > Produção da CAVR
- - - > Acolhimento
- - - > Apuramento da Verdade
- - - > Doadores
- - - > Actualizações
- - - > Análise da CAVR
Secretariado Pos-CAVR
- - - > Notícias
- - - > Arquivo

A Comarca

O CAVR reabilitou a antiga prisão de Balide (Comarca) em 2001 enquanto património e transformou-a na sua sede nacional. Posteriormente à dissolução da CAVR em 2005, o Presidente Xanana Gusmão incumbiu o Secretariado Técnico Pos-CAVR da gestão e da manutenção do lugar, incluindo os arquivos, a biblioteca, as exposições e os espaços públicos de reuniões. Ali funcionam duas outras organizações independentes: o projecto da Associação dos Ex-Prisioneiros Políticos (ASSEPOL), "Memória Viva" e os serviços de apoio à Comissão Verdade e Amizade (CVA).

A reabilitação foi feita depois de ouvida a ASSEPOL que queria ver o local preservado. A PT Rosário, uma empresa timorense dirigida por um ex-prisioneiro político, encarregou-se da reconstrução com o apoio da Pitt and Sherry, uma empresa australiana de engenharia. O Governo e o Povo do Japão asseguraram o financiamento.

O Relatório da CAVR recomenda "a preservação da Ex-Comarca de Balide enquanto património e seu uso como um centro nacional memorial das vítimas e de direitos Humanos". (Chega! Sumário Executivo, Recomendações 13.2,p.211) Website re Comarca April 07

A Comarca Balide : Casa sagrada: de Emma Coupland em inglês

 

O Comarca antes da reabilitação

O quarto atual do arquivo antes da reabilitação.

A Comarca, agora --->>

Grafites
Sessenta e cinco grafites de prisioneiros timorenses e alguns de guardas indonésios e outros foram preservados. Um artista timorense destacou-os com molduras criativas. Através desses grafites escutamos as vozes do passado.

 

"Percorri o edifício e vi admirável evidência do espírito da luta e do sofrimento do povo. Gostaria de felicitar os construtores pelo trabalho na preservação dos grafites. Felicitações a Júlio Alfaro e à sua equipa bem como aos próprios trabalhadores e muitos deles tendo sido antigos prisioneiros nesta prisão.
Kay Rala Xanana Gusmão, Presidente da RDTL

Comarca pode usa em publica-->>

free hit counter account login
Visitante

Copyright © Commission for Reception, Truth and Reconciliation in East Timor (CAVR)