A Comarca
O CAVR reabilitou a antiga prisão de Balide (Comarca) em 2001 enquanto património e transformou-a na sua sede nacional. Posteriormente à dissolução da CAVR em 2005, o Presidente Xanana Gusmão incumbiu o Secretariado Técnico Pos-CAVR da gestão e da manutenção do lugar, incluindo os arquivos, a biblioteca, as exposições e os espaços públicos de reuniões. Ali funcionam duas outras organizações independentes: o projecto da Associação dos Ex-Prisioneiros Políticos (ASSEPOL), "Memória Viva" e os serviços de apoio à Comissão Verdade e Amizade (CVA).
A reabilitação foi feita depois de ouvida a ASSEPOL que queria ver o local preservado. A PT Rosário, uma empresa timorense dirigida por um ex-prisioneiro político, encarregou-se da reconstrução com o apoio da Pitt and Sherry, uma empresa australiana de engenharia. O Governo e o Povo do Japão asseguraram o financiamento.
O Relatório da CAVR recomenda "a preservação da Ex-Comarca de Balide enquanto património e seu uso como um centro nacional memorial das vítimas e de direitos Humanos". (Chega! Sumário Executivo, Recomendações 13.2,p.211) Website re Comarca April 07
A Comarca Balide :
Casa sagrada: de Emma Coupland
em inglês
|
|
|
O Comarca antes da reabilitação
|
|
O quarto atual do arquivo antes da reabilitação. |
A Comarca, agora --->>
Grafites
Sessenta e cinco grafites de prisioneiros timorenses e alguns de guardas indonésios e outros foram preservados. Um artista timorense destacou-os com molduras criativas. Através desses grafites escutamos as vozes do passado.
"Percorri o edifício e vi admirável evidência do espírito da luta e do sofrimento do povo. Gostaria de felicitar os construtores pelo trabalho na preservação dos grafites. Felicitações a Júlio Alfaro e à sua equipa bem como aos próprios trabalhadores e muitos deles tendo sido antigos prisioneiros nesta prisão.
Kay Rala Xanana Gusmão, Presidente da RDTL
Comarca pode usa em publica-->>