Escolha por favor sua língua
Bem vindo para compatriotas/companheiros que tem asseso para com a Comisção Acolhimento, Verdade e Reconcil ção de Timor Leste, tem encerrado no mes de Dezembro do ano de 2005, website de formar um Secretariado Tecnico Pos-CAVR que desempenha

||||
- - - > Relatório Final (Chega!)
- - - > Produção da CAVR
- - - > Acolhimento
- - - > Apuramento da Verdade
- - - > Doadores
- - - > Actualizações
- - - > Análise da CAVR
Secretariado Pos-CAVR
- - - > Notícias
- - - > Arquivo

A Preservação dos Arquivos em risco de Timor-Leste

Este projecto consiste na reprodução de uma parte dos Arquivos do CAVR para a British Library sedeada em Londres e está incluído no mais recente Programa de Arquivos em Risco.

O projecto tem o apoio do Presidente Xanana Gusmão, foi concebido e planeado pelo historiador da UCLA, Geoffrey Robinson, e visa garantir a existência de uma cópia de segurança dos arquivos no estrangeiro e que estes sejam acessíveis a investigadores.

" Não há dúvidas sobre a necessidade urgente da sua conservação... Os incidentes recentes em Timor-Leste são uma chamada de atenção essencial para a constante, talvez crescente, vulnerabilidade desses materiais", escreve o Dr. Robinson. " Também não há dúvidas sobre a importância desses materiais para investigação. Trata-se da mais completa colecção disponível de documentos sobre um período vital da História de Timor-Leste... e constitui uma fonte de informação de valor incalculável para o estudo e para o processo legal dos crimes contra a humanidade".

O conteúdo da documentação a ser reproduzida consiste no conteúdo multi-media de oito audições públicas realizadas pelo CAVR no âmbito do seu mandato em busca da verdade. A reprodução dos dados está a ser feita por uma equipa do Secretariado Técnico Pós-CAVR (STP/CAVR) liderada por José Caetano e deverá estar concluída em Agosto de 2007. Espera-se que este projecto possa ser alargado de forma a permitir a reprodução de mais material desta extraordinária colecção para a British Library.

Foto da British Library

Foto da equipa do projecto...

free hit counter account login
Visitante

Copyright © Commission for Reception, Truth and Reconciliation in East Timor (CAVR)