Quem produziu?
O Dalan Ba Dame (Caminhos para a Paz) foi encomendado pelo CAVR (Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação) e foi produzido pelo cineasta Ian White em 2005.
Onde posso adquiri-lo?
O Secretariado Técnico Pós-CAVR (STP-CAVR) é o único distribuidor do Dalan ba Dame. O Secretariado foi mandatado pelo Presidente da República para distribuir o Relatório Chega! e outro material produzido pelo CAVR. A distribuição faz parte da missão do Secretariado para a promoção dos direitos humanos, da não-violência, responsabilidade e da observância da lei em Timor-Leste.
Quem pode obter uma cópia?
O filme está apenas disponível para distribuição em Timor-Leste a instituições ou organizações envolvidas na educação formal e não-formal. Não está disponível para distribuição a pessoas nem no estrangeiro.
Quais são as condições para a sua utilização?
As organizações devem subscrever o vídeo e concordar em não distribui-lo, copiá-lo ou vendê-lo. Devem também concordar em activar a sua utilização e a não se contentarem apenas em arrumá-lo nas suas prateleiras.
Como pode cada um de nós contribuir para o melhor uso do Dalan ba Dame?
Seria muito bom que o público do Dalan ba Dame não visse o filme apenas por curiosidade ou como uma história do passado. Tendo em conta que Timor-Leste tem problemas frequentes, o Secretariado gostaria que o vídeo fosse usado com criatividade para promover um entendimento e um compromisso mais profundo sobre os direitos humanos, a não violência, a responsabilidade e a observância da lei.
Para ajudar os interessados a fazerem um bom uso do vídeo, preparámos instruções para os utilizadores que estão disponíveis no Secretariado.
Dalan ba Dame: Instruções para os utilizadores
O Secretariado Pós-CAVR está a proceder à distribuição do filme Dalan ba Dame produzido pelo CAVR pelas instituições e organizações em Timor-Leste interessadas em utilizá-lo no seu trabalho pela promoção dos direitos humanos, não-violência, responsabilidade e observância da lei.
Deverá ser dada especial atenção à forma como o vídeo deve ser usado para promover esses princípios entre a juventude urbana, incluindo as organizações de artes marciais.
As instruções que se seguem foram organizadas para ajudar os utilizadores a fazer o melhor uso do vídeo no seu trabalho.
Dalan Ba Dame e Timor-Leste actual
O filme concluído em 2005 trata principalmente do período 1974-1999 no âmbito do mandato do CAVR.
Mas ainda que não contenha nada sobre os problemas actuais, lança algumas luzes sobre os aspectos da crise e contém lições que poderão ajudar no futuro. O que o Presidente Ramos-Horta disse sobre o Chega! é igualmente válido para o Dalan Ba Dame:" que ele se torne num processo de aprendizagem para todos nós e dessa forma não repitamos os mesmos erros que contribuíram, em parte, para esta tragédia (actual);
O filme debruça-se sobre quatro períodos da História de Timor:
- O período português
- O período 1974-1999 incluindo o conflito político interno
- A invasão e a ocupação indonésias
- A autodeterminação em 1999
Nestes períodos verificou-se a repetição de alguns problemas semelhantes aos que continuam a verificar-se actualmente em Timor-Leste em que se incluem:
- Experiências repetidas de violência no contexto do conflito político;
- Violações dos direitos humanos;
- Ausência de responsabilidade;
- Divisão política e conflito;
- Utilização política das forças de segurança;
- Proliferação de armas de fogo e de outras armas;
- Deslocação das comunidades
- Crise humanitária.
A diferença é que, agora, Timor-Leste é um país independente e já não está sujeito ao jugo ou à violência de forças estrangeiras. Pela primeira vez na sua História, Timor-Leste tem hoje a oportunidade de escolher o seu próprio caminho.
Como fazer uma boa utilização do Dalan ba Dame
Recomenda-se aos utilizadores que adoptem os três passos seguintes:
- Explicar ao público que o objectivo da exibição do vídeo é o de ajudar Timor agora e no futuro através da aprendizagem do seu passado.
- Distribuir uma página com 5 ou 6 questões breves e explicar que elas podem ser respondidas e debatidas depois da exibição ou numa sessão à parte;
- Fazer uma sessão de trabalho com o público sobre as questões, redigir as conclusões e discutir a forma de as implementar.
Partilhe o seu sucesso
Deixe-nos saber se foi capaz de utilizar eficazmente o filme. Adoraremos conhecer a vossa experiência e partilhá-la com outros.
Para mais informações contacte: Jaimito C da Costa, Secretariado Técnico Pós-CAVR, 723 4916 jaimitodacosta@yahoo.com
Exemplo de perguntas a distribuir
- Acha que há semelhanças entre os problemas do passado e os actuais em Timor-Leste? Quais as semelhanças e quais as diferenças?
- Indique três violações dos direitos humanos relatados no vídeo e explique que impacto tiveram.
- Que pensa que deverá se feito para assegurar que essas violações não se repitam em Timor-Leste?
- Que pode fazer para assegurar que eles não se repetirão?
- Onde estiveram a política de apartidarismo e dupla-função? Como e porque mudaram em Timor-Leste?
- O que significa responsabilidade? Acha que a responsabilidade pode ajudar a acabar com a violência e a impunidade?
- Pensa que as armas e as armas de fogo deverão ser banidas de Timor-Leste?
- Concorda que o novo emblema oficial ostente uma arma, arco e flecha?
|