Escolha por favor sua língua
Bem vindo para compatriotas/companheiros que tem asseso para com a Comisção Acolhimento, Verdade e Reconcil ção de Timor Leste, tem encerrado no mes de Dezembro do ano de 2005, website de formar um Secretariado Tecnico Pos-CAVR que desempenha

||||
- - - > Relatório Final (Chega!)
- - - > Produção da CAVR
- - - > Acolhimento
- - - > Apuramento da Verdade
- - - > Doadores
- - - > Actualizações
- - - > Análise da CAVR
Secretariado Pos-CAVR
- - - > Notícias
- - - > Arquivo

Seminário em Jacarta sobre o Chega!
Dezassete ONG´s participaram no seminário sobre o Chega! efectuado na Biblioteca Nacional de Jacarta no dia 1 de Março de 2007. O seminário, que incluiu uma exposição e filme, contou com a participação de 200 pessoas.

Cópias do Chega! e outras publicações foram colocadas na Biblioteca Nacional. Também foram feitas apresentações sobre o Chega! em Jogyakarta, Surabaya e Denpasar.

Publicação indonésia do Chega!
Em Março de 2007, a Aliança Indonésia para a Socialização do Chega! publicou um resumo do relatório da CAVR intitulado 'Chega! Pengungkapan Kebenaran Dan Rekonsiliasi di Timor Leste - Tuntutan dan Harapan Terhadap Indonesia' (Expondo a Verdade e a Reconciliacão em Timor-Leste - desafios e esperanças para a Indonésia). O relatório está disponível no portal da CAVR.

Palestras sobre Timor-Leste na Irlanda
O Colégio Trinity de Dublin efectuou recentemente aulas sobre a Verdade, Reconciliação e Justiça em Timor-Leste - ou Não? pelo professor Spencer Zifcak, Professor de Direito na Universidade de La Trobe, em Melbourne, Austrália. As aulas também abrangeram o CAVR e efectuaram-se no dia 3 de Abril de 2007.

O CAVR na conferência de " ' Doing Sorry'" apresentada no Reino Unido
O Dr Peter Carey e Flavio Simões, durante uma conferência no Reino Unido sobre a recuperação da justiça alternativa, apresentaram o processo de reconciliação comunitária da CAVR que se realizou no dia 19 de Março de 2007.

Com o título "Doing Sorry", a conferência analisou as alternativas da Justiça Punitiva e incluiu o modelo da CAVR como uma causa internacional . Efectuada no Colégio Templeton de Oxford , a conferência contou com a participação da polícia, funcionários prisionais, assistentes sociais e conselheiros de diversos pontos da Grã-Bretanha.

Deputados do Parlamento inglês escrevem ao parlamento de Timor-leste sobre o Chega!
No dia 24 de Janeiro de 2007 , membros do Parlamento Britânico escreveram ao Parlamento de Timor-Leste sobre o Chega! . Assinado por Annn Clwyd, deputada e presidente do Grupo de Todos os Partidos do Parlamento para os Direitos Humanos, a carta apela ao Parlamento timorense que "do ponto de vista formal, tenha em consideração o relatório da CAVR, apoie as suas recomendações e assuma a responsabilidade na monitorização e supervisionamento da sua implementação."

Palestra em Singapura sobre o CAVR
Pat Walsh, Consultor Sénior do Secretariado Técnico do Pos-CAVR deu uma palestra sobre o CAVR e o Chega! no Instituto Asiático de Investigação, em Singapura no dia 23 de Janeiro de 2007 Académicos da Indonésia, Austrália, Malásia e Singapura integraram a audiência e cópias do Chega! foram colocados nas bibliotecas do ARI e ISEAS.

O CAVR incluído no formação regional sobre os direitos humanos
O Programa de Formação em Diplomacia dedicou um dia ao debate da CAVR e do Chega! em Dezembro de 2006, no programa efectuado em Baucau, Timor-Leste. Os participantes tomaram parte numa série de situações de conflito ou marginalização regional como Papua, Sri Lanka, Cachemira, Birmânia, Aceh, Austrália e Jacarta.

Livro norte-americano inclui capítulo do Chega!
Um novo livro, Combatendo o Genocídio no Sudeste Asiático: Resistência, Documentação, Rejeição e Justiça no Camboja e Timor-Leste , incluirá um capítulo do Chega! sobre a Resistência de Timor-Leste. O livro de Bem Kierman, Professor de História e Director dos Estudos sobre Genocídio na Universidade de Yale, será publicado em 2007 pelo Transactions Book of Rutgers Univerity.

Livro do Ano de Direito comenta o destino do Chega!
O Livro do Ano de 2005-2006 do Direito Internacional Humanitário contém observações acerca da falha cometida pelo Governo e pelo Parlamento de Timor-Leste ao não apresentar oficialmente o Relatório da CAVR.

Publicação australiana do Chega!
Em Novembro de 2006, o Centro Jesuíta de Justiça Social e a Associação Austrália Timor-Leste publicaram um resumo do relatório Chega! para ajudar os australianos a entender qual a relação do relatório com a Austrália. O relatório com o título Justiça e Reconciliação em Timor-Leste, a Austrália e CAVR está disponível no portal do ACTJET .

Relatório CAVR apresentado no Parlamento do Reino Unido
O relatório da CAVR, que foi subsidiado pelo Governo de Blair, foi apresentado em Londres no dia 28 de Novembro de 2006 durante um evento efectuado no Parlamento e patrocinado pelo Grupo Parlamentar dos Direitos Humanos, pela Tapol, pelo Observatório dos Direitos Humanos, pela Amnistia Internacional e Progressio. O evento foi presidido pela deputada Ann Clwyd. Foram oradores o ex-Comissário da CAVR, padre Juvito do Rego, Ivete de Oliveira e o Embaixador de Timor-Leste no Reino Unido, José Amorim Dias.

Foi também passado um vídeo do Primeiro-Ministro Ramos Horta avalizando o Chega!

O ICG insta na adopção das recomendações do Chega!
No seu relatório sobre os actuais problemas de Timor-Leste (Ásia Report Nº 120, 10 de Outubro de 2006), o Grupo de Crise Internacional insta o Governo de Timor-Leste a adoptar e a implementar as recomendações do relatório da CAVR. Realça que as recomendações são "detalhadas e práticas e oferecem orientações úteis sobre a politica da mudança" ( pág. 22 ) . O relatório do ICG analisa longamente o Chega! , suas razões históricas e considera que o relatório "constitui uma história extraordinária da resistência".

Chega! apresentado na Austrália
A ex-comissária da CAVR, Isabel Guterres, e o Embaixador de Timor-Leste, Francisco da Silva, falaram na cerimónia de apresentação do Relatório da CAVR no Parlamento em Camberra, no dia 28 de Novembro de 2006 .

Depois deste lançamento, a senadora Natacha Stott-Despoja apresentou o Relatório no Senado australiano.

Cópias do Chega! foram colocados na Biblioteca Nacional e na Biblioteca dos Serviços de Investigação Legislativa do Parlamento.

Em Novembro de 2006 também viu o lançamento do Chega! em Sydney, Melbourne, Ballarat, Adelaide e Perth. A Coligação Australiana para a Justiça de Transição em Timor-Leste (ACTJET) assumiu a responsabilidade de dessiminar o relatório na Austrália.

Falando sobre o CAVR na Escandinávia
O Reverendo Agustinho de Vasconcelos, Director do Secretariado Técnico do Pos-CAVR, visitou a Noruega e a Suécia, de 20 de Setembro a 4 de Outubro de 2006 com convidado do Instituto Vida e Paz (LPS). Participou numa conferência sobre a paz, esteve envolvido nos estudos sobre a paz e distribuiu material da CAVR aos deputados e membros do governo da Suécia e Noruega, da Universidade de Uppsala e outros organismos.

O CAVR discutido numa conferência de Phnom Penh
José Caetano, Gestor do Centro de Documentação do Pos-CAVR, dissertou sobre o Secretariado numa conferência internacional efectuada em Phnom Penh, no Camboja, de 28 a 30 de Setembro de 2006, sobre Holocaustos do Passado e Reconciliação Nacional, organizada pelo Instituto de Cooperação e Paz com o apoio do Friedrich Ebert Stiftung.

Os participantes na conferência escutaram e debateram os temas apresentados sobre holocaustos passados na Alemanha, Timor-Leste, Serra Leoa e Ruanda.

Arquivos da CAVR em convenção australiana
Maria Ângela Carrascalão representou o Secretariado do Pos-CAVR e falou sobre os arquivos da CAVR na convenção anual da Sociedade Australiana de Arquivistas, realizada em Port Macquarie de 18 a 21 de Setembro de 2006.

CAVR em Conferência na Alemanha
Em Berlim, realizou-se de 20 a 21 de Abril de 2006 uma conferência sobre Como Lidar com o Fardo do Passado - A Justiça de Transição e Democratização.

Na conferência foram analisadas questões tais como saber quem é a vítima, o militarismo, o papel da mulher na reconciliação, criminosos não interrogados e comissões de verdade num certo contexto incluindo a Coreia, Cambodja, Afeganistão, Birmânia, Timor-Leste e a Alemanha do Pós-Guerra.

José Caetano representou o Secretariado Técnico Pos-CAVR na conferência organizada pelo Friedrich Ebert Stiftung em cooperação com a Comissão alemã de Justiça e Paz e a organização indonésia Watch. Um grupo de indonésios também participou na conferência.

free hit counter account login
Visitante

Copyright © Commission for Reception, Truth and Reconciliation in East Timor (CAVR)